quinta-feira, 6 de maio de 2010

Scrapcanto improvisado, claro!

  Um dos meus primeiros posts foi sobre nossa responsabilidade pelo meio ambiente e aqui estou novamente falando um pouquinho sobre o assunto.
Ao invés de dar um sermão sobre o assunto eu só queria mostrar o que eu uso de "improviso" para cuidar do meio ambiente e ter meu scrapcantinho.
Pra começar o local é improvisado por falta de espaço e foi todo organizado pelo meu marido que me fez uma surpresa uma noite que eu estava colocando o bebê para dormir...assim que saí do quarto meue scrap cantinho estava prontinho debaixo da escada!!!
Pois é...olha a vista geral:


A cruz de espelho quebrado também foi meu marido que fez.





Esta é a forma que eu organizo meus papéis, botões e outras coisicas. Eu uso caixas de camisa, de bombom e jelly beans...ao invés de jogar fora...usei!


Um criado mudo e um gaveteiro de plástico de banheiro servem como local para eu guardar ferramentas, colas, fitas, furadores etc



Esta é a base da minha escrivaninha que foi comprada  pelo meu marido numa loja de antiguidade e, na verdade, é uma carteira de escola que abre para colocar livros etc...agora eu uso como minha mesa de trabalho e eu guardo minhas páginas 30x30 e outras coisas.



Se ele pudesse falar ele iria jurar que só esta me ajudando...

Meu maridão é demais...não tenho como agradecer o cuidado, amor e atenção que ele me dá e o apoio ao meu desejo de fazer scrap.

Responsabilidade e futuro - parte 1

Eu não sou 100 % dedicada ao ativismo pra salvar o planeta ou em discursos politicos sobre meio ambiente, mas imagine a cena:

A menina vem quietinha até a poltrona confortável onde a bisa costuma sentar e contar histórias e memórias. Todos os meses ela vem com os pais para visitar os bisavós que ainda estão vivos e adora passar horas ouvindo as aventuras da infância da bisa. Um passado tão distante. Uma vida tão distante.
Quando a bisa conta as memórias parece que o mundo interio era diferente naquela época: as coisas não pareciam tão difíceis, complicadas e pesadas. Agora até o ar é pesado e tão tóxico que ninguém é permitido sair dos prédios sem uma máscara de oxigênio criado artificialmente.
Nesta visita a bisa resolveu compartilhar um tesouro com a menina. Em cima da mesinha de centro havia álbuns coloridos e tão bonitos. Juntas elas olharam página por página, rindo, relembrando e admirando os detalhes do trabalho tão dedicado de scrapbook da bisa...
Sim! A bisa era apaixonada por scrapbook no passado e  investiu intermináveis horas reorganizando fotos, cortando papeis, colando botões e criando memorável arte em papel.
Uma página, em especial, chamou a atenção da menina: era a única página em todos os álbuns que continha uma foto num parque e, na imagem, árvores de diferentes tipos.
A menina perguntou:
O que são estas coisas verdes e tão bonitas, bisa?
A bisa suspirou  e respondeu baixinho:
São árvores!
Árvores? Nossa, elas são lindas. Nunca vi uma árvore em minha vida! Onde podemos encontrar uma?
A bisa fechou os olhos por um momento e respondeu com pesar:
Você está segurando uma em suas mãos!


Tá. Beleza...eu exagerei na cena...mas será que milhares de pessoas no mundo picotando papel para fazer memória não vai fazer nem cóciguinha no planeta terra?
Eu pergunto:
Quantas empresas de papél que nós compramos diariamente para fazer nosso trabalho de scrapbook tem uma política de proteção ao meio ambiente ou tem papel reciclado para oferecer para as artistas? 


 Alguns papéis que ganhei de amigos muiiito bacanas que foram numa feira de scrap em Belfast...infelizmente não são reciclados!
 
Eu não compro muito papel de scrapbook e a maioria dos meus trabalhos são feitos com papeis que eu ganho, mas mesmo papel ganhado tem uma origem e se fingir de morto com relação à nossa responsabilidade para com o futuro do planeta em que vivemos não vai ajudar nossas crianças a respirarem melhor, viverem melhor ou até mesmo terem a mesma memória de um planeta que nós estamos praticamente "depilando".
Aqui na Irlanda do Norte existe coléta seletiva de lixo e nós temos que separar papel e plástico recíclavel, vidro, lixo orgânico e todo material orgânico gerados nos jardins (grama, folhas secas etc). Existem latas de lixo de cores diferentes, 
mas há também força de vontade da população em separar o lixo dentro de casa. 


 Estas são minhas latas de lixo...a primeira de lixo organico, a segunda de papel, caixas e plástico e a terceira de garrafas e latas